IMG-20220709-WA0027

Aprendizados de um primeiro evento

Sobrevivi ao meu primeiro evento na indústria de jogos, eu amei cada minuto do BIG Festival desse ano, conheci muitas pessoas e, apesar de ter sido uma viagem a trabalho, eu me diverti muito. Vim aqui trazer algumas dicas se você está pensando em participar de um evento, como se preparar, o que esperar e o que fazer depois. 

Comece antes

Assim como qualquer outro evento, a antecedência pode ser sua melhor amiga, antes de tudo faça um calendário com os eventos que acontecem na indústria, ele pode ser internacional e nacional e assm você consegue ter uma visualização de quando e onde vão acontecer e decidir quais são os mais interessantes para sua empresa. 

Decidido quais são os eventos que sua empresa vai particiar, agora é hora de ver passagens, hospedagens, deslocamentos, no Brasil existem editais e programas que podem te ajudar a cobrir parte dos gastos (é bom sempre ficar de olho, mas aqui vai uma dica, o programa da Apex junto com a ABRAGAMES, o Brazil Games ajuda a custear parte e alguns eventos, inclusive os internacionais, você pode saber mais clicando aqui).

Outra dica que eu acho muito importante é estar com o fisico em dia, em alguns eventos você precisará andar muito para chegar ao local desejado dentro do pavilhão onde estiver acontecendo, no BIG precisavamos andar alguns bons minutos a noite para poder pegar o uber na saída principal do Expo São Paulo, com o cansaço acumulado das reuniões essa andada no final ajudava ainda mais os pés latejarem. 

Manter uma boa alimentação antes, durante e depois do evento, e combater o sedentarismo vai ajudar muito a você não ficar doente depois do evento e tirar o máximo de proveito, inclusive ter a coragem de ir para as festas após, e essas festas são importantes para networking e relaxar também. Te todo jeito, sempre bom levar aquela bolsinha cheia de dipirona, vitamina C e lanchinhos para qualquer coisa.

Por fim não menos importante, as coisas que dependem de um certo tempo para ficar prontas precisam de uma certa atenção também, vai levar cartões de visita? Brindes? Apresentação da sua empresa/jogo? Essas coisas precisam estar prontas pelo menos uma semana de antecedência. 

Durante o evento

Se você for viajar até o evento eu sugiro que você faça uma mala leve, tanto para facilitar sua vida na hora de escolher as roupas para ir ao evento quanto para ter espaço para os brindes que você pode conseguir durante o evento, por mais que esse não seja o foco, brindes são sempre bem vindos, e o povo de jogos sabe como fazer um bom brinde. Voltando pra mala, calças confortáveis, um bom tênis de caminhada e blusas de acordo com o clima do local (veja sempre o clima tempo). 

Se o local do evento for muito grande, tenha um mapa por perto nos primeiros dias (ou até se acostumar com o ambiente) para não se perder, caso seu objetivo seja fazer reuniões, o google calendar pode ser seu melhor amigo. O BIG teve alguns problemas com a ferramenta de match making, algumas reuniões que foram confirmadas não apreciam mesa ou tinham duas reuniões na mesma mesa, o google calendar pode te ajudar a se manter on track e ser um double check para que você não perca as reuniões. 

E lembre-se sempre de anotar as coisas pós reuniões, com quem foi, qual a empresa, o que eles procuram e quais os feedbacks que você recebeu? Essas anotações vão te ajudar a ter a mente vazia durante o evento, você não vai confundir o que foi discutido em cada reunião e para mandar os e-mails de follow vai ser muito mais fácil. 

Caso você vá expor um jogo, é bom chegar cedo no primeiro dia pra conferir se está tudo certo e caso precise de algo você vai ter tempo para resolver. Anote os feedbacks também, todos, e depois do evento você separa eles por ordem de prioridade. 

Pós evento

Fim (finalmente) de evento, reuniões feitas, jogos expostos, brindes e cartões entregues, o que fazer agora? Descansar. Dar aquela boa dormida de horas e recuparar as energias para voltar ao trabalho como antes e mais as demandas pós eventos. 

Você fez reuniões e mais reuniões de negócio, mas elas não terminam no evento. Você precisa agora fortalecer as relações criadas e ir atrás dos possíveis contratos, mande e-mails personalizados e dê continuidade de acordo com o pipeline que melhor funciona para seu negócio. 

Apresentou seu jogo? Hora de olhar para os feedbacks junto com o time de produção, entender o que faz sentido ou não, aplicar e melhorar para alcançar o objetivo que vocês decidiram. E por que não enviar alguns e-mails pessoais para as publicadoras ou potenciais investidores? Estas relações são boas se você quiser enviar seu jogo novamente para uma segunda olhada, a relação vai estar pronta para esse tipo de pedido. 

Bom, com certeza deve ter muito mais coisa para se fazer antes, durante e depois de um evento, tem toda um lado do marketing que eu não abordei, e nem me apeguei muito ás festas, o que é ótimo por que posso trazer numa parte dois mais pra frente. Tem algo específico que você gosta de fazer em eventos? Comente aqui em baixo! 

SOBRE NÓS

original.png

Desde 2014, a GamePlan é o destino para desenvolvedores, publicadoras, empreendedores e empresas da indústria de jogos que estejam atrás de Desenvolvimento de Jogos (serious games, co-desenvolvimento internacional, e jogos autorais), Gamificação, Desenvolvimento de Ecossistemas.

Aqui, no Compass, nós compartilhamos de forma descontraída nossos pensamentos e experiências a respeito da indústria e do mercado.

CATEGORIAS

GAMEPLAN TOUR

Venha papear com a gente nos eventos relacionados à indústria a seguir e vamos falar de jogos! 

7 a 10 de Julho
Big Festival