games e esportes na pandemia

Como Games e Esportes estão se cruzando na Pandemia

Eu sou uma grande fã de esportes. Acompanho futebol, basquete, futebol americano e até hóquei no gelo durante a semana. Basicamente assino TV por assinatura para acompanhar as ligas durante a semana.

Aí veio essa coisa chamada Pandemia e… Bem, já sabemos, tudo foi pausado/suspenso/cancelado. E agora?

Não vamos pensar só no âmbito da competição, vamos pensar no dinheiro que gira em todas as temporadas de cada um dos esportes. Venda de ingressos, de mercadorias, de alimentos e bebidas dentro dos estádios, os direitos de transmissão para TV… O impacto com certeza foi grotesco. 

Assistir esportes é um passatempo para muitas pessoas, especialmente em dias considerados de descanso. Então como trazer entretenimento para todas as pessoas que estão obrigatoriamente (ou deveriam estar) em casa? Os games acabaram sendo uma boa solução.

A NBA seguiu com o Phoenix Suns 

O Phoenix Suns é o time que eu torço no basquete, então eu sempre acompanho o que eles fazem dentro e fora das quadras. E estava lá eu cruzando pelas redes sociais deles quando eu vi que eles iriam seguir o calendário da NBA depois da pandemia, de uma forma bem diferente – os jogos seriam disputados através do jogo NBA2k20, e transmitidos ao vivo no canal da franquia na Twitch.

As disputas começaram logo depois do anúncio da suspensão da temporada pela NBA, depois do anúncio de dois atletas com COVID-19 – eu até publiquei no meu perfil no LinkedIn. O Suns foi a primeira franquia esportiva que eu vi responsável por trazer o videogame para a realidade dos esportes. 

E a piada para nós, torcedores do Suns, é que o jogo está tão bem balanceado que o time perdeu em partidas que seguramente perderiam nas quadras “de verdade”.

Futebol, a paixão nacional

O futebol é uma grande paixão dos brasileiros. A pandemia interrompeu todos os campeonatos estaduais, além de ter adiado o campeonato Brasileiro que agora é até questionado se vai acontecer ou não.

A Globo, que é conhecida por transmitir campeonatos de futebol na TV aberta às quartas e domingos, criou um campeonato virtual com jogadores de clubes nacionais. O campeonato durou três dias, contou com jogadores de seis clubes do Brasil e teve a transmissão pelo SporTV e no Globoesporte.com com a narração de Everaldo Marques, um dos grandes nomes da narração esportiva.

Do outro lado do oceano, na Europa, tivemos a UEFA Euro 2020 eTournament disputada por oito seleções com partidas transmitidas pela Twitch, pelo site da Federação Italiana de Futebol (FIGC) e também pela plataforma Tim Vision, que é um serviço de streaming por assinatura. A final foi no último dia 24/05 e a Itália se consagrou campeã da competição.

E o futuro?

Ainda não sabemos o que nos reserva, já que a situação do COVID-19 é nova para o mundo inteiro. Fato é que essa pandemia e a quarentena acabou mudando muitos hábitos e consumo de todo tipo de entretenimento, e o setor de jogos foi um dos mais impactados nessa mudança.

A Bundesliga (liga alemã) voltou, as ligas italiana e espanholha já dera sinais de volta e a NBA começou a discutir como será feita a retomada da competição, que já tem data para o recomeço – 31 de julho. Outras franquias ainda não se manifestaram, e aqui no Brasil como ainda estamos ascendendo a curva, não devemos ter novidades tão cedo – embora alguns clubes bem irresponsáveis achem que já podemos voltar aos jogos.

Fato é que essa nova modalidade de jogo e transmissão agradou muita gente, se sentiu próximo e conectado com seu clube ou franquia do coração, e as marcas que aproveitaram essa oportunidade para engajar seu público não tem do que reclamar. A pandemia veio para mudar muita coisa, e empresas que souberam otimizar da melhor forma esse “novo normal” certamente colherão frutos no futuro.

Claro que assistir uma partida em casa nunca vai ser igual à experiência de ver num estádio ou no ginásio, mas em tempos de COVID-19 o que importa é a saúde. E se pudermos acompanhar nossos esportes do coração do conforto de casa em segurança, não tem porque não fazê-lo. Agora resta saber como se comportarão esses campeonatos e transmissões quando estivermos um pouco mais seguros e protegidos em relação ao vírus.

Eu por enquanto nem cogito volta ao estádio, vou seguir só com as partidas online mesmo.

Image by Lyrrad_Skynyrd from Pixabay

Picture of Daniele Polis

Daniele Polis

Já passou por muitas áreas - produção, community management e marketing. Hoje é especialista em negócios na GamePlan. Ama viagens, sorvete, jogos casuais e sapatos - não necessariamente nessa ordem.

SOBRE NÓS

original.png

Desde 2014, a GamePlan é o destino para desenvolvedores, publicadoras, empreendedores e empresas da indústria de jogos que estejam atrás de Desenvolvimento de Jogos (serious games, co-desenvolvimento internacional, e jogos autorais), Gamificação, Desenvolvimento de Ecossistemas.

Aqui, no Compass, nós compartilhamos de forma descontraída nossos pensamentos e experiências a respeito da indústria e do mercado.

CATEGORIAS

GAMEPLAN TOUR

Venha papear com a gente nos eventos relacionados à indústria a seguir e vamos falar de jogos! 

7 a 10 de Julho
Big Festival