como manter sua produtividade em tempos de pandemia

Como manter a produtividade em tempos de pandemia

Olá, gente!

Estamos vivendo um momento onde nem o mais pessimista dos seres humanos pensou que viveríamos neste 2020: estamos em uma pandemia global. Sim, o COVID-19 levou embora todos os nossos planos deste 2020, onde absolutamente tudo entrou em uma onda de pausa e/ou cancelamento porque coisas básicas como reuniões, contato e viagens viraram temas proibidos num curto espaço de tempo.

Nossa área, a de jogos, é uma área que consegue lidar relativamente bem com isso – como nosso trabalho basicamente depende de máquinas (e capital humano, claro!), onde temos computador e Internet conseguimos desempenhar as nossas funções. Além disso, não temos aquela pressão que outros mercados estão sofrendo, já que nossa área cresce mais do que nunca, já que as pessoas estão presas em casa, então elas estão se ocupando com jogos de todos os tipos e estilos.

Com isso tudo veio uma nova realidade que tivemos que nos acostumar a força (e que eu arrisco a dizer que será adotada pelo menos parcialmente depois que tudo isso passar): trabalhar de casa. Mas como manter a produtividade em tempos de pandemia, trancado em casa e tendo que lidar com a chuva de informações que nos assola todos os dias? Eu vou dar algumas dicas do que tem funcionado comigo e com o nosso time, e que talvez possa te ajudar também.

Tenha seu espaço dedicado para trabalhar

Essa dica 10 entre 10 pessoas dão, mas é realmente verdade. E eu falo por mim mesma – enquanto estava com laptop no meu colo trabalhando eu tinha uma performance, depois que montei minha mesa com todos meus equipamentos de trabalho, isso melhorou demais!

Então eu ter ali meu espaço com meu computador, meus periféricos, minhas canetas coloridas e meu planner semanal de trabalho com certeza ajudou para que eu me sentisse mais confortável durante minhas horas de trabalho.

Defina uma rotina

Esse tem sido meu maior desafio e meu maior empenho durante a quarentena. Apesar de aqui na GamePlan a gente trabalhar 3 dias por semana no escritório / 2 em casa, foi difícil se acostumar com uma rotina 100% do tempo em casa, principalmente porque o contato com as pessoas do time que poderiam ser feitos ao vivos são feitos através de videochamadas ou por outros meios de comunicação. Isso sem contar nas nossas reuniões com clientes também.

A gente tem se policiado todos para não nos alongarmos depois do horário que é costumeiro, para não sobrecarregar ninguém – até porque se a pessoa estiver estressada depois de um dia cheio, ela não pode nem sair para dar uma volta e aliviar.

Então defina uma rotina de trabalho, de refeições e de lazer dentro das suas preferências, e tente segui-las, pelo menos em dias comerciais. A diferença que isso faz é gritante.

Tome seu tempo, mas organize suas prioridades

Nunca foi exigido tanto de nossa cabeça como nos últimos tempos. É preocupação com política, saúde, trabalho, relacionamentos e tantas outras coisas que tem dia que a cabeça simplesmente não funciona. Tem sido assim comigo também, acredite! Às vezes tarefas que tomariam 10 minutos acabam se estendendo por mais tempo, por pura falta de capacidade de se concentrar de forma adequada.

Então fica aqui a dica: organize seu tempo de forma que você consiga se dar ao “luxo” de demorar um tempo maior em tarefas mais simples, mas que você não deixe de cumprir suas obrigações. Eu tenho o planner semanal onde vou distribuindo minhas atividades no dia a dia, sempre colocando as que tenho que cumprir naquele dia em primeiro lugar, e depois as outras que podem ser postergadas. E quando vou cumprindo as tarefas, vou riscando com caneta marca-texto o que já foi. Me ajuda bastante tanto no sentido de organização como também na parte produtividade – vendo que foi cumprido, me sinto mais motivada a cumprir o resto ou então consigo ver se posso dar uma pausa para respirar…

Como manter a produtividade em tempos de pandemia
Meu planner semanal com as tarefas cumpridas pintadas com marca-texto

Não se cobre tanto

Em tem tempos de pandemia a gente tem sido cobrado de todas as formas. A gente se cobra por performance, por conhecimento, por atividade, por tudo. Não faça isso

Tem dia que a gente não se sente bem, e tá tudo certo – estamos vivendo em tempos onde a gente tem que lidar com uma carga emocional muito grande no meio de uma situação onde não temos controle nenhum de nada e somos passivos de algo que não sabemos quanto tempo vai demorar.  Se você é daqueles que consegue fazer novos cursos, exercícios, comer bem e não ter dias de tristeza no meio do caminho, ótimo! Mas se você está fazendo seu melhor para equilibrar seu trabalho/estudo com sua saúde física e emocional, tá ótimo também.

Sei que olhando as pessoas temos visto que tem gente conseguindo fazer um milhão de coisas, coisas que a gente talvez até gostaria de fazer também, mas não se cobre por isso. Procure se ocupar de coisas que te façam bem, principalmente para a cabeça. Se fazer yoga vai te deixar mais tranquilo, invista. Se um curso novo vai te te ajudar a ocupar a cabeça, vai fundo. Se uma taça de vinho vai te ajudar a relaxar e dormir tranquilo, aproveite! O importante é não se comparar com ninguém, afinal nenhuma pessoa é igual à outra e cada um lida com situações de formas adversas.

Se afaste caso esteja se sentindo sobrecarregado

As notícias não são boas, especialmente no Brasil. E ver a quantidade de coisas ruins pode comprometer não só o seu desempenho no trabalho como sua saúde mental, o que é importante do que nunca. Afinal, como se dedicar à tarefas profissionais em dias onde sua vontade é só chorar ou não levantar da cama com medo de tudo que pode acontecer?

Eu estava exatamente assim. Vendo as notícias, os estudos, as projeções sobre a pandemia, me de conta que minha saúde mental estava sendo diretamente impactada – eu não conseguia dormir, não me alimentava bem e me sentia todo dia tão cansada que parecia que tinha corrido uma maratona. 

O que eu fiz? Me afastei de tudo. Parei de assistir jornais, TV, fiquei menos tempo em redes sociais. Tenho lido meus livros que estavam parados, meu cursos que não tinha feito, e isso tem me tornado melhor. Eu pude me alienar, principalmente fora do meu horário de trabalho, e minha vida tem sido melhor. Sei que não são todos que têm esse privilégio, mas se você for um deles, aproveite!

omo manter a produtividade em tempos de pandemia

Em 60 dias de home office sem poder ir ao escritório, essa foi a melhor forma que encontrei de me ajustar à essa nova realidade que estamos vivendo. Infelizmente seguimos sem controle e sem noção de quanto tempo teremos que ficar assim, mas acontece. A gente conseguir se adaptar às adversidades também faz parte do nosso crescimento, tanto pessoal como profissional.

Pessoas que moram com outras pessoas e/ou têm filhos pequenos estão se desdobrando para conseguir fazer tudo que precisam. Minha dica para todos é: um dia por vez, para não surtar. Se você pensar muito lá na frente, cria expectativa e a expectativa é a mãe da frustração. Eu, por exemplo, achei que as coisas iriam estar melhores no meu aniversário, que foi em abril, mas me enganei. Isso não me impediu de fazer uma pequena festa para celebrar (virtualmente) meu aniversário – embora o bolo e os docinhos tenham sido bem reais!

Respire fundo, chore, se exercite, faça o que te der vontade (mas sem sair de casa!). Todos estamos enfrentando altos e baixos, e tá tudo bem não estar bem o tempo todo. Mas vai dar tudo certo!

E você, como tem lidado com esses dias em casa? Tem alguma dica de como ajudar as pessoas a manterem seu melhor em casa?

Imagens por DarkWorkX e Pexels from Pixabay

Picture of Daniele Polis

Daniele Polis

Já passou por muitas áreas - produção, community management e marketing. Hoje é especialista em negócios na GamePlan. Ama viagens, sorvete, jogos casuais e sapatos - não necessariamente nessa ordem.

SOBRE NÓS

original.png

Desde 2014, a GamePlan é o destino para desenvolvedores, publicadoras, empreendedores e empresas da indústria de jogos que estejam atrás de Desenvolvimento de Jogos (serious games, co-desenvolvimento internacional, e jogos autorais), Gamificação, Desenvolvimento de Ecossistemas.

Aqui, no Compass, nós compartilhamos de forma descontraída nossos pensamentos e experiências a respeito da indústria e do mercado.

CATEGORIAS

GAMEPLAN TOUR

Venha papear com a gente nos eventos relacionados à indústria a seguir e vamos falar de jogos! 

7 a 10 de Julho
Big Festival