image (21)

Def Jam Fight For NY: Música e Luta.

Def Jam Fight For NY é um título do Playstation 2 que mudou a minha vida! Não digo isso apenas pela gameplay que, sejamos sinceros, é bastante violenta, e olha que o jogo nem possui explosões de sangue, cabeças rolando ou coisas do tipo, e sim por se tratar de uma violência bastante realista, mas enfim, não foi por isso que o jogo me marcou tanto (apesar de que para um adolescente isso já é o suficiente haha), e sim pela presença de grandes nomes da música, mais precisamente rappers como Snoop Dogg, Method Man, Redman, Erick Sermon, Ghostface Killah, Slick Rick, Flava Flav, entre outras lendas.

A presença de personalidades tão icônicas para uma cultura tão rica como o Hip-Hop foi algo que eu nunca havia presenciado, por horas de gameplay eu às vezes me esquecia que se tratava de um jogo de luta, ficava ouvindo as músicas, reconhecendo ou até mesmo conhecendo artistas (Bless e Lil Flip, eu não conhecia vocês antes) era uma experiência tão incrível que eu posso dizer humildemente, ou nem tanto, que eu virei um jogador incrível (nem um pouco humilde na verdade) desse título, ganhava de todos que ousavam me desafiar nas locadoras a fora e sempre estava “treinando” para duelos futuros.

O jogo possuía uma história muito boa, com reviravoltas, escolhas e diversas possibilidades de customização de personagem, eu não me importava de jogar várias vezes a mesma coisa mas sempre criando outros rappers que não estavam no jogo como Tupac, Biggie, ODB, Eminem… esse universo que ainda contava com personagens de fora da música Hip-Hop como Sean Paul, Crazy Legs e Danny Trejo, essas personalidades deixavam o jogo cada vez mais imersivo e a relação do meu personagem com eles era muito real pra mim.

Por se tratar de um jogo de luta, Def Jam se saiu muito bem no quesito combate, existiam diversas possibilidades de combos e golpes especiais, treinamento de habilidades físicas, arenas diferentes e modos de combate 1×1, 2×2 e até 4 personagens em um Free-For-All.

O que algumas pessoas não sabem é que o jogo leva o nome de uma grande gravadora, a Def Jam Records, criada em 1984 pelos visionários Rick Rubin e Russell Simmons. Desde a sua fundação, a Def Jam apostou em artistas e ramos diversos da cultura, como por exemplo o programa Def Comedy Jam, um grande ícone para a cultura Stand-Up Comedy no Estados Unidos, esse tipo de inovação tornou a empresa uma das maiores da indústria cultural do mundo e, através do seu jogo, fez com que várias pessoas, assim como eu, conhecessem mais músicos e consumissem mais ainda a cultura Hip-Hop.

Eu costumo dizer que Def Jam é, acima de tudo, um jogo de música, desde as telas de carregamento até as referências que os personagens interpretados pelos rappers apresentavam durante o combate ou provocações, o jogo serviu como uma maneira divertida, e violenta, de transformar estrelas de um universo, em estrelas de outro universo, antes, Method Man era um grande rapper, porém em Def Jam Fight For NY, ele interpreta Blaze, o grande companheiro do protagonista.

A divulgação do jogo também é muito focada na parte musical, a tendência de trailers que utilizam ritmo como ferramenta de tornar a experiência mais dinâmica já foi explorado na campanha de Def Jam em 2004, as divulgações usavam músicas dos próprios artistas que tiveram suas habilidades musicais e de atuação bastante exploradas durante do título.

Poderia estender demais esse texto, afinal esse jogo tem uma importância muito grande na minha vida, hoje eu posso dizer que conheci um novo universo através dele, a cultura Hip-Hop vive nas letras, nas pessoas e, por causa de Def Jam, vive também nos jogos! Se você curte jogos de luta, jogue Def Jam Fight For NY, porque eu sei que se você curte Hip-Hop, você já jogou! 

SOBRE NÓS

original.png

Desde 2014, a GamePlan é o destino para desenvolvedores, publicadoras, empreendedores e empresas da indústria de jogos que estejam atrás de Desenvolvimento de Jogos (serious games, co-desenvolvimento internacional, e jogos autorais), Gamificação, Desenvolvimento de Ecossistemas.

Aqui, no Compass, nós compartilhamos de forma descontraída nossos pensamentos e experiências a respeito da indústria e do mercado.

CATEGORIAS

GAMEPLAN TOUR

Venha papear com a gente nos eventos relacionados à indústria a seguir e vamos falar de jogos! 

7 a 10 de Julho
Big Festival