Imagine que você está a duas semanas da GDC, no final de fevereiro, com o seu plano anual ainda quente embaixo dos braços, os ingressos em mãos e tudo certo para garantir os próximos 12 meses.
Eu não sei quanto a você, mas esta era a minha situação. Eu e meu time estávamos prontos, animados, a gente ia mandar MUITO BEM naquela GDC e fazer com que 2020 fosse o nosso melhor ano de todos.
Bem, Você sabe como isso terminou.
Eu confesso que a minha primeira reação foi pura e simplesmente entrar em pânico. Imediatamente a gente sentou e traçamos um plano de emergência, que também não funcionou, e foi neste momento que percebemos que 2020 havia terminado. Pelo menos era o que pensávamos naquela hora. Eu estou a frente do desenvolvimento de negócios no meu time, principalmente por conta da minha experiência e networking. O network estava lá, mas eu não sei quanto a você, essa é a primeira pandemia que enfrento.
E agora?
O que fazer? Os meus contratos seriam cancelados? Eles chegariam ao fim e, sem um novo ciclo de desenvolvimento de negócios, eu não teria nenhum contrato novo para substituí-los? Meus clientes de longo prazo pausariam seus serviços? Foi um período tenso. Muito tenso.
Depois dessa situação toda eu me acalmei. “Eu consigo.”, pensei comigo mesmo. Conseguir o quê? Bem, essa era a hora de descobrir. Aqui está o meu primeiro conselho? É OK entrar em pânico, o que não é OK é CONTINUAR em pânico. Existe uma solução para tudo, o tempo que passei na universidade de ciências biológicas me ensinou isso.
O próximo passo foi criar um plano. E, de novo. Segundo conselho: Caso você sinta estar perdido, tome um tempo para se reagrupar. Comece de novo. Não há limites para a quantidade de planos e estratégias que você pode criar, especialmente durante desafios e mudanças inesperadas.
Ao fazer isso, decidimos ir atrás de tudo e de todos que estavam em nossa lista de prospecções Nós optamos por não começar a olhar para os montes de eventos online que começaram a surgir.
A questão era – Nós temos momentum o suficiente no nosso pipeline de desenvolvimento de negócios?
A boa notícia é que nós tínhamos alguns novos clientes em potencial que também estavam indo para a GDC. Nós iniciamos a comunicação com eles com o seguinte mindset – nós ainda não sabemos se estamos condenados ou não, mas isso com certeza vai passar e é melhor que você esteja pronto. Conselho nº 3: Aprenda como modificar seu pitch. Sempre há a possibilidade de moldá-lo à qualquer situação.
Ótimo, então nós salvamos nosso futuro próximo – reembolsos da GDC também começavam a pingar. O que mais? Hm… Talvez nós devêssemos retomar nossas prospecções com essa nova onda de eventos online e focar em renovar nossos acordos que estavam perto do fim. Nossos esforços de renovação trouxeram ótimos frutos. Já os eventos onlines (PGD. WNHub) nem tanto.
Renovações são sempre algo fantástico, porque eles te deixam numa posição segura a médio-prazo e fornecem oxigênio para esforços a longo-prazo. Então, aqui está outro conselho: Tenha sempre o máximo de cuidado com os seus clientes e se importe muito com eles, mas cuide com ainda mais carinho aqueles que tenham cláusulas de renovação de contrato – eles podem salvar a sua vida.
E o futuro?
Agora, nós estamos em maio, e nós não temos ideia do que vai acontecer até o fim do ano, mas nós temos alguns sinais disponíveis. A nossa indústria está mais forte do que nunca, principalmente no setor multiplayer. O setor tem crescido, mesmo após estes dois meses sombrios, e eu honestamente acredito que a indústria de games terá ainda mais olhos voltadas para si quando tudo isso acabar. Nós, como uma indústria, provamos ser extremamente fortes nas mais difíceis das condições. Essa é uma característica que todo tipo de investidor tem procurado.
E como último conselho que deixo – continue desenvolvendo negócios da maneira mais positiva que você puder. Mesmo se você está apenas plantando sementes, você vai colher resultados depois deste esforço. Se isso fornecer um pouco de luz e positividade para os seus negócios, saibam que algumas das minhas sementes já estão desabrochando.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay