denisse-leon-n4BDkIEls78-unsplash

Efeitos Sonoros (SFX)

“Ao compor efeitos sonoros, seu único limite é sua imaginação. É um exercício de olhar ao seu redor e usar sua criatividade para gerar barulhos e ruídos com o que tiver na sua frente. Busque referências, tenha em mente a sonoridade que quer simular e edite, sobreponha e se divirta com os seus áudios, pois um resultado inesperado pode resultar exatamente no que você precisa.”

O processo começa de forma simples: a partir da necessidade. Ao assimilar expectativas em nível de game design, o processo artístico começa a tomar forma e definir que tipo de experiência o jogo irá se propor a reproduzir. Embora por vezes negligenciada, a experiência sonora tem o potencial de ser parte expressiva na construção dos meios interativos e, se formos pensar em relação ao que mais se mostra durante a jogabilidade, veremos que os efeitos sonoros e a ambientação estarão bastante presentes.

Dessa forma, ao transicionar para a produção, assim como em meios artísticos visuais, a busca de referências é essencial para o alinhamento de expectativas. Como a sonoridade está presente em diversos meios audiovisuais, referências de âmbitos como o cinema podem ser facilmente utilizadas como meios de inspiração.

Na prática, qualquer coisa ao seu redor pode fazer exatamente o barulho que você procura. É uma questão de imaginação e experimentação. Nem sempre a sonoridade exata vai ser atingida em um primeiro momento, mas talvez algo como amassar um pacote de arroz tenha o mesmo efeito de pegadas do personagem na areia ou mesmo uma explosão.

Ferramentas gratuitas e acessíveis como o Audacity permitem que qualquer interessado possa começar a experimentação em processos de sound design. O efeito de redução de ruído permite que o áudio seja limpo e até mesmo um microfone simples de celular possa estar minimamente apto a produzir efeitos sonoros utilizáveis. Após isso, alterações em pitch e velocidade podem caracterizar o som e torná-lo mais diferenciável do que seria ele cru. O uso de equalizadores, embora um pouco mais dificultosos, dará capacidade ao som de se tornar mais peculiar, se alterados adequadamente entre graves e agudos.

Assim como a arte visual, é possível construir um efeito sonoro a partir de camadas. Dessa forma, mesclando efeitos diferentes, de acordo com os picos de cada onda, se faz possível descobrir interações entre as partes que podem levar a algo único. Além disso, preencher as diferentes frequências de onda dará ao som caráter mais encorpado, diferente do que seria com apenas uma linha plana de sonoridade. A utilização do White Noise, que é essencialmente um único som que ao ser reproduzido preenche as diferentes escalas de frequência, ajuda a mascarar certas inadequações no áudio que podem atrapalhar na sua objetividade.

Portanto, uma vez que sejam dominados os passos básicos de uso de efeitos, a produção sonora se torna um exercício de criatividade. A simples curiosidade em testar que tipo de objeto encaixaria no som que se procura já é o suficiente para guiar uma experimentação. Ao captar o som e tratá-los minimamente reduzindo seus ruídos e pontos indesejáveis, mesclar, cortar, juntar e editar captações distintas podem levar exatamente ao que se procura alcançar, ou mesmo para algo melhor.

SOBRE NÓS

original.png

Desde 2014, a GamePlan é o destino para desenvolvedores, publicadoras, empreendedores e empresas da indústria de jogos que estejam atrás de Desenvolvimento de Jogos (serious games, co-desenvolvimento internacional, e jogos autorais), Gamificação, Desenvolvimento de Ecossistemas.

Aqui, no Compass, nós compartilhamos de forma descontraída nossos pensamentos e experiências a respeito da indústria e do mercado.

CATEGORIAS

GAMEPLAN TOUR

Venha papear com a gente nos eventos relacionados à indústria a seguir e vamos falar de jogos! 

7 a 10 de Julho
Big Festival