Olá, gente! Caso você não saiba (e não deve saber mesmo! rs) eu sou influenciadora e blogueira na minha vida “fora da GamePlan”. Meu blog mais antigo está no ar há 12 anos (sim, mais de uma década!) e meu segundo blog, o de viagens, é praticamente meu segundo emprego. E uma coisa que aprendi ao longo desses anos todos é o quanto é importante cuidar da imagem da sua marca na Internet, porque ela reflete diretamente no que você é (pelo menos digitalmente) e no que você tem a oferecer.
Hoje vamos falar um pouco sobre porque é importante cuidar da imagem da sua marca na Internet e porque você deve dedicar um pouco do seu tempo para trilhar um caminho sólido – e também quais atalhos evitar para não ter problemas futuros.
Vamos lá?
Uma marca própria é um ponto de referência
Pensa, se você vai buscar um fornecedor, parceiro ou potencial cliente, qual vai te passar uma melhor impressão: o que tem um e-mail com o domínio @nomedaempresa.com.br ou o que tem um email @nomedoprovedor.com? Claro que é a primeira opção, né?
Ter um email com um domínio com o nome da sua empresa e/ou do seu produto passa muito mais confiança e credibilidade, ainda mais se for o primeiro contato com você. Então vale a pena investir em um domínio e ter um e-mail com ele, isso passa mais profissionalismo e seriedade.
Um site é sua “casa própria”
Existe uma expressão muito famosa que diz: “não se constrói em terreno alugado”. E isso vale para a Internet também!
Muita gente cai na besteira de usar apenas redes sociais para construir a imagem da sua marca, e isso é um dos piores erros que você pode comentar. Pensa em quantas redes sociais e canais de comunicação que existiram e que hoje não existem mais – sem pensar muito eu consigo lembrar de Fotolog, Orkut, MSN, Flogão e ICQ. Então não caia no erro de achar que você ter apenas uma página no Facebook ou um canal no Youtube é o suficiente, porque não é. Além disso, você não tem controle nenhum sobre as decisões feitas nessas redes.
O seu site não, ele vai ser seu e tudo que você quiser alterar ou qualquer outro tipo de decisão vai depender só de você. De novo, vale a pena investir em um domínio e servidor e construir sua empresa no seu terreno próprio. O investimento anual não é tão alto e o retorno com certeza compensa.
Quem não é visto não é lembrado.
Você provavelmente já ouviu disso. E aqui as redes sociais se tornam uma excelente aliada no seu plano de imagem da sua empresa, já que elas funcionam como uma vitrine constantemente atualizada.
Eu explico: um site é um site. Ele não vai ter muitas atualizações, especialmente se for um site institucional, ou seja, aquele com intuito de apresentar (e vender) sua empresa. As redes sociais, por outro lado, estão sendo constantemente atualizadas e as pessoas interagem com você/sua empresa/seu produto através dela.Por isso é importante pensar nela também.
E o motivo é bem simples: quem nunca entrou em uma página ou perfil para ver quando foi a última atualização? Ter uma atualização, especialmente quando estamos falando de um produto, faz muita diferença. Dá a entender que a empresa não criou uma rede e abandonou, ela continua engajando.
Faça um estudo de quais redes mais se aplicam ao propósito que você quer atingir, e escolha duas ou três para investir. Pode não parecer, mas cuidar de redes sociais dá um belo trabalho!
Como cuidar de tudo isso?
Como tudo na vida, é estudo e planejamento. Vai ter muita tentativa e erro também, não se preocupe, especialmente se você for uma empresa nova que ainda está conhecendo seu público-alvo.
Então comece do começo: faça um estudo do seu produto, analise o mercado e também seus concorrentes diretos e indiretos, estude a melhor estratégia para chegar até esse objetivo e vá acompanhando e fazendo ajustes ao longo do caminho.
Vai dar um pouco de trabalho, principalmente se você não tiver um especialista na sua equipe, mas acredite, é possível. E lembre-se que a comunicação usada no seu site e redes sociais dizem muito sobre a postura da sua empresa.
Espero que essas dicas tenham te ajudado a pensar sobre a imagem da sua marca na Internet e que tenha te aberto possibilidades de como explorar o melhor caminho para o seu sucesso.
Até o próximo post 🙂
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay