Mortal-Kombat-Trilogy-HD-Remakes-screenshots-4 (1)

Jogos de luta e como eu me apaixonei por eles

Desde quando eu era pequeno, jogos de luta fizeram parte da minha vida. O primeiro jogo de luta que joguei não foi Street Fighter, como a maioria das pessoas, foi Mortal Kombat 3 e na época não tinha tanta noção de como “jogá-los”. Jogava como um público casual, “apertando botões”. Apesar de que nessa época eu acabei não dando muita atenção ao gênero como um todo, não chegando a aprofundar ou passar mais do que uma semana jogando qualquer jogo de tal gênero.
Demorou muitos anos até eu começar a realmente me interessar em jogos de luta, e mais ainda para entender realmente como jogar um jogo de luta pensando nas ações do meu oponente em vez de como eu jogava.
Foi somente quando eu conheci Smash Bros que comecei a desenvolver a percepção que você precisa ter ao jogar um jogo de luta e que eu comecei a realmente dedicar tempo para entender o quão divertido pode ser compreender todos os controles e comandos em um jogo de luta. Foi a partir do momento que eu desenvolvi isso eu comecei a gostar mais ainda do gênero, descobrindo inclusive que o meu estereótipo de personagem favoritos são os zoners (boneco “apelão” que usa Hadouken de longe).
Foi nessa mesma época que saiu um anime chamado High Score Girl que só fez com que aumentasse ainda mais a minha paixão por jogos de luta. O anime conta a história de um menino e uma menina que se conheceram jogando jogos de luta em arcade e como jogos de luta foram importantes para o desenvolvimento do relacionamento deles. Esse anime fez com que eu sentisse uma conexão maior com jogos de luta, pois foi no mesmo período que eu comecei a participar do cenário competitivo de Smash Ultimate.
Desde então eu procuro sempre consumir conteúdo relacionado a jogos de luta, seja jogando (passei 3 anos jogando smash ultimate competitivamente, quem sabe um dia eu volte), seja assistindo torneios, ou assistindo alguém que eu gosto jogando (Justin Wong, Maximillian, Idom).
Atualmente não me afastei por completo de jogar jogos de luta, apesar de ter parado de jogar Smash, continuo jogando no horário do almoço SFV (apesar de não ser bom, me falta ódio).
Quem sabe em outro momento eu fale sobre o período que eu joguei competitivamente, mas por enquanto eu encerro meu curto devaneio sobre jogos de luta com a seguinte frase jogo de luta lhe ajuda a ter uma percepção muito maior dos seus arredores e dos outros, pois você é obrigado a observar o seu oponente para compreender como lidar com ele e dominá-lo.

SOBRE NÓS

original.png

Desde 2014, a GamePlan é o destino para desenvolvedores, publicadoras, empreendedores e empresas da indústria de jogos que estejam atrás de Desenvolvimento de Jogos (serious games, co-desenvolvimento internacional, e jogos autorais), Gamificação, Desenvolvimento de Ecossistemas.

Aqui, no Compass, nós compartilhamos de forma descontraída nossos pensamentos e experiências a respeito da indústria e do mercado.

CATEGORIAS

GAMEPLAN TOUR

Venha papear com a gente nos eventos relacionados à indústria a seguir e vamos falar de jogos! 

7 a 10 de Julho
Big Festival