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Nem Todo Herói Usa Capa: O Mistério de Shinichi Shimomura

OK, eu vou começar esse texto fazendo uma revelação importante pra vocês.

Eu amo Kirby. Eu amo Kirby tipo…. MUITO. Todo mundo tem uma série de games que marca a gente, e pra mim essa série é Kirby, sempre foi…

E ela me marcou porque há 27 anos, quando na terra dos video games tudo ainda era mato, eu joguei e terminei o meu primeiro jogo sem a ajuda dos meus pais, e esse jogo foi Kirby’s Adventure pro nintendinho. 

Esse feito foi o que catapultou jogar video games de um simples interesse para um hobby que eu não largaria jamais. A mágica simplesmente aconteceu ali de uma forma tão impactante que ela fez por mim o que nenhum outro jogo conseguiu fazer. A sensação de ver o Kirby voltando pra Dreamland na Warp Star junto com o Dedede para retornar a Star Rod de volta pra fonte dos sonhos é uma das cenas que eu mais tenho carinho nesse mundo até hoje. E eu amo revisitar esse final.

E por que eu estou falando de Kirby numa hora dessa?

É basicamente porque eu sempre falo de Kirby pra todo mundo que eu conheço, mas na real, eu tô falando de Kirby porque ela é uma série com muitas e muitas e muitas histórias pra contar no ponto de vista de desenvolvimento, incluindo muitos mistérios.

Ter um jogo desenvolvido sem teclado (só usando uma trackball) é um negócio que eu acho fascinante! E… pensando bem, é meio maluco também pra ser sincero, mas isso é uma história para outra hora, eu tô divagando aqui! Bora voltar pro assunto!

Hoje não vai ter algo de Business Intelligence propriamente dito, mas nós vamos atrás de um dos maiores mistérios da indústria de games, um mistério que até hoje não foi solucionado. Mas aí vocês devem estar se perguntando ‘Pô, mas o que isso tem a ver com Kirby, meu brother?’ e pra isso eu respondo: TUDO!

Mistério dos brothers é com a gente mesmo! [1]

Como todo mundo sabe, as histórias do Kirby sempre começam com algo besta, tipo alguém roubando um bolo dele e termina com o Kirby derrotando um deus Eldritch em alguma dimensão paralela, né?

Quê? Nem todo mundo sabe disso? Bom… Talvez essa seja uma segunda história para outro dia… Ok, eu tô divagando de novo! Vamos voltar ao tópico!

Na série Kirby tem uma trilogia de jogos denominada pelos fãs de Dark Matter Trilogy. Essa Dark Matter Trilogy é um trio de jogos (Kirby’s Adventure 2, KIrby’s Adventure 3 e Kirby 64: Crystal Shards) que possuem algumas coisas em comum, a mais óbvia é que tem o Kirby como protagonista e o principal vilão é sempre a Dark Matter, uma esfera de energia negativa que quer consumir toda a realidade. Mas o meu ponto principal é que estes três jogos possuem o mesmo diretor, o Shinichi Shimomura.

Esse cara é responsável pela criação de algumas das características mais marcantes da série toda, como os amigos animals do Kirby (Kine, o peixe, Coo, a coruja, Rick, o hamster, Gooey, um pedaço expelido pela Dark Matter, Nago, o gato, Pitch, o passarin e a ChuChu que é um… Polvo? Eu até hoje não faço ideia do que ela é ahhahaha), entre outras coisas. O  Shinichi Shimomura é a fonte deste mistério que eu gostaria de trazer à tona hoje, então bora investigar junto, meus brothers!

Uma pessoa tão proeminente na Hal Laboratory, Shinichi Shimomura atuou como diretor e designer de mapas em diversos games desenvolvidos pelo estúdio, principalmente da série Kirby. E sim… Eu disse atuou. No passado. Isso porque ele simplesmente… Desapareceu.

Única foto provável do Shinichi Shimomura… Mas não se sabe se a pessoa é realmente ele ou se ela é um homônimo [2]

Ele desapareceu da indústria de games sem deixar rastros e ninguém sabe o que aconteceu com ele, nem mesmo seus colegas da Hal Laboratory. Muito estranho isso tudo, né?

Então como bons analistas de Business Intelligence, vamos atrás dos dados e fatos para pelo menos tentar montar uma parte deste quebra cabeça e ter uma ideia do que aconteceu!

Por que ele sumiu? Por que ninguém fala dele? O que de fato aconteceu aqui??? 

Ele saiu por conta própria da indústria de games? Ele foi demitido da Hal e nunca mais conseguiu emprego? Ele morreu? Eu não sei. Mas gostaria muito de saber. Porque o trabalho dele impactou a minha vida como poucos outros produtos dessa indústria impactaram.

Então vamos atrás das teorias mais famosas e verificar se elas são plausíveis ou não com base em dados que eu e mais outros fãs de Kirby levantamos sobre este misterioso desaparecimento.

Teoria 1 – Ele nunca mais foi creditado em nenhum jogo porque ele morreu no final de 2002, logo depois de trabalhar em Kirby: Nightmare in Dreamland. -> INCONCLUSIVO.

Uma teoria plausível? [3]

Eu chequei todos os obituários possíveis e contei com a ajuda de amigos e colegas que manjam japonês na busca por pessoas que morreram no Japão no ano de 2002 (ano de lançamento do jogo) até 2020, mas nada encontramos. E sim, eu sei que ficar lendo obituários é meio mórbido, mas trabalho de analista de Business Intelligence não é nada fácil, né?

Mas enfim, voltando ao assunto, não encontramos nenhuma menção do Shimomura em nenhum obituário. Seja através do japan times, seja através de sites como obituarE, através de jornais locais… Nada! Absolutamente nada que indicasse a notificação de sua morte.

Claro que sempre há a possibilidade da não notificação da morte dele, por isso deixo aqui essa teoria como inconclusiva. Simplesmente não há dados o suficiente para refutá-la.

Pessoalmente eu acredito que o Shimomura de fato não está morto, acredito que colegas de trabalho em entrevistas poderiam muito bem ter comentado algo sobre isso, se realmente tivesse acontecido, afinal ele foi diretor de diversos jogos da série e trabalhou junto com o Masahiro Sakurai, criador do Kirby, em uma série deles, mas de fato é impossível afirmar se ele realmente faleceu ou se ele ainda continua vivo.

Teoria 2 – Shinichi Shimomura nada mais é que um codinome usado pelo finado Satoru Iwata e/ou o criador do Kirby, Masahiro Sakurai -> FALSO.

Ok, a teoria é de fato possível uma vez que em jogos antigos, principalmente da época que compreende dos anos 80 a meados dos anos 90, as pessoas que trabalhavam em algum jogo tinham o hábito de colocar seus apelidos nos créditos ao invés dos nomes verdadeiros, principalmente no Japão.

Porém, no caso do Shinichi Shimomura, isso não faz o menor sentido, uma vez que ele foi creditado diversas vezes ao lado destes dois nomes nos créditos dos jogos os quais ele trabalhou, como pode ser observado na maioria dos jogos do kirby, como Kirby’s Adventure.

Apresento as provas aqui:











E isso ocorre não só no Kirby’s Adventure, para Nintendinho, mas ele é o jogo mais emblemático já que mostra o nome dos três caras juntos nos créditos. Quer dizer… Não faz sentido um dos dois usarem um segundo nome para constar nos créditos do jogo como Map Designer, não é um trabalho menor que diretor, game designer ou producer a ponto de querer esconder o seu nome.

Isso demonstra de forma irrefutável que de fato o Sakurai, o Iwata ou qualquer outra pessoa possa usar este apelido para participar ativamente do desenvolvimento de um game? Não. É uma prova circunstancial, e eu entendo que ela de fato é, ao menos. E isso nos leva diretamente à próxima teoria popular sobre o Shimomura.

Teoria 3 – Na verdade, verdade MESMO, o Shinichi Shimomura é um codinome usado pelo Shigesato Itoi, celebridade japonesa presente em diversas mídias e criador da série de video games Mother (Earthbound) -> INCONCL—- gente, isso é FALSO também. Sinto muito.

Shimomura, eu? Conta outra! [5]

Beleza, eu tô colocando o nome do Shigesato Itoi aqui porque ele certamente é o mais famoso dos outros nomes citados em teorias sobre o Shinichi Shimomura e ele se diferencia da teoria do Masahiro Sakurai e do Satoru Iwata pelo simples motivo que no caso dos dois colegas de equipe da HAL Laboratory, é facilmente provado que não é um codinome. Basta olhar para os créditos do jogo.

No caso do Shigesato Itoi, isso não é possível pelo fato do Itoi ter pouca presença na indústria de games, ficando a frente basicamente da série mother como criador, mas ele é um cara muito ocupado com outras mídias, ele escreve livros, é ator, é dublador, é presidente da associação japonesa de Monopoly (ou o famoso banco imobiliário) e  até mesmo criou uma mídia social chamada Dokonoko, basicamente um instagram pra cachorro no Japão.

O que eu quero dizer ao elencar o currículo do Itoi é que ele é um cara super ocupado e está presente em várias áreas que não a de games, inclusive o trabalho dele na indústria  sempre foi em cargos de direção, atuar como producer ou até mesmo como criador de conceito em um jogo. Ele nunca foi programador e/ou map designer, portanto não faz sentido ele ser creditado por um trabalho que ele nunca fez na vida.

O Itoi só se enquadra nesta teoria porque alguns temas usados nas histórias do Kirby durante a trilogia da Dark Matter se assemelham em tom com temas abordados nas histórias dos jogos do Itoi, o que abriria uma possibilidade do Itoi ser o diretor destes jogos especificamente. Um argumento muito fraco ao meu ver, sem base nenhuma de comprovação.

Teoria 4 – Shinichi Shimomura apenas se aposentou da indústria e hoje vive uma vida de boas longe dos holofotes da indústria de games -> A TEORIA MAIS PROVÁVEL.

Quem sabe um dia, talvez, veremos esse nome nos créditos de um Kirby novamente? [6]

Pouquíssimo é sabido sobre o Shinichi Shimomura e provavelmente ele apenas optou por silenciosamente se retirar da indústria de games por completo após trabalhar em Kirby: Nightmare in Dreamland junto com o Sakurai.

É possível que ele esteja trabalhando em outra área completamente diferente de games, é possível também que hoje ele vive nas montanhas treinando a mente e o corpo para fugir do stress diário da cidade, é possível que hoje ele trabalhe como artísta plástico ou simplesmente tenha ido trabalhar como desenvolvedor de outros tipos de software. Quem sabe?

As possibilidades são infinitas e talvez nós nunca saibamos o que de fato aconteceu com ele. Talvez ele nem queira e/ou goste de estar sob os holofotes. Talvez ele não tenha se encontrado na indústria de games. Talvez ele buscou algo diferente para se dedicar, algo que fizesse mais sentido… 

Atuando como analista de Business Intelligence por tanto tempo aqui na GamePlan me faz pensar muito sobre essas coisas. Analisar todos estes dados e interpretá-los é estar face a face com todo tipo de mistério e é aí que a gente descobre a nossa própria limitação. É fascinante o quanto eu sou grato por ter a oportunidade de trabalhar com isso.

Nós, que acompanhamos o mercado de games de forma bem próxima, estamos acostumados a cultuar alguns dos grandes nomes da indústria (e com razão, eles merecem SIM todos os elogios que recebem), mas dificilmente essas outras pessoas que são pouco conhecidas são de fato reconhecidas pelo seu trabalho duro.

Eu queria dedicar uma parte desse espaço que me foi dado para exaltar essas pessoas que tocaram a minha vida de maneira positiva, que encheram ela com as experiências das mais diversas e que ajudaram, em parte, a moldarem o que eu sou hoje.

Eu não estaria trabalhando com games, e, por conseqüência, na GamePlan, se eu não tivesse vencido sozinho os mapas desenvolvidos pelo Shinichi Shimomura em 1992, no Kirby’s Adventure. Eu não estaria aqui hoje escrevendo sobre isso se eu não tivesse sido tocado profundamente com os créditos do Kirby’s Dream Land 3 (com os desenhos mais fofos desse mundo) em 1997 a ponto de me fazer chorar.

Eu não sei como terminar esse artigo. Na real eu não esperava ficar tão emocional assim, muito menos que ele ficaria tão íntimo, mas espero ter trazido a tona um pouco de um dos mistérios da indústria dos games e um pouco de apreciação ao cara. Então eu vou terminar agradecendo.

Obrigado, Shinichi Shimomura, pelas experiências e por ter me tornado um gamer de coração, não só um consumidor.  Eu espero que você tenha vivido ou esteja vivendo a sua vida da forma mais leve e feliz possível, onde quer que você esteja.

E obrigado a vocês todos que chegaram até aqui. Espero que essa história tenha despertado em vocês uma curiosidade inquietante em saber um pouco mais sobre essas pessoas que fazem parte desta indústria de games que tanto gostamos. Há diversas outras pessoas como Shinichi Shimomura por aí, trabalhando arduamente com games e com tantas histórias a serem descobertas… Histórias que valem a pena ser contadas.

Até a próxima meus brothers, vejo vocês por aí. [7]

Créditos das imagens:
[1] Kirby Detective Pikachu : Usato 21 (https://twitter.com/usato21)
[2] Shinichi Shimomura: Canal próprio do Youtube (https://www.youtube.com/channel/UChwwkfqXF8TPcA8vT-n5UqA)
[3] Kirby Boo : Magolor and More (https://i.pinimg.com/564x/51/8c/4b/518c4b781aa3370336998f0b70feba3f.jpg)
[4] Imagens dos créditos de Kirby’s Adventure foram retiradas do próprio jogo através da coletânea Kirby’s Dream Collection – Special Edition.
[5] Imagem retirada de entrevista com o Itoi, conduzida pelo Satoru Iwata, em 2009 (https://www.1101.com/nintendo/nikonikori/2009-04-22.html)
[6] Imagem dos créditos de Kirby’s Dream Land 3 foi retirada do próprio jogo através da coletânea Kirby’s Dream Collection – Special Edition.
[7] Imagem dos créditos de Kirby’s Dream Land 3 foi retirada do próprio jogo através da coletânea Kirby’s Dream Collection – Special Edition.

José "Quinho" Lisboa

José "Quinho" Lisboa

Quando não está passando pela síndrome do Tetris, está analisando gráficos, dados e números sobre o mercado de games... Antigamente para xingar muito no twitter, agora para atuar profissionalmente.

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Desde 2014, a GamePlan é o destino para desenvolvedores, publicadoras, empreendedores e empresas da indústria de jogos que estejam atrás de Desenvolvimento de Jogos (serious games, co-desenvolvimento internacional, e jogos autorais), Gamificação, Desenvolvimento de Ecossistemas.

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