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O que podemos aprender com Earthbound?

Acredito que o título da franquia Earthbound, originalmente Mother no Japão, distribuída pela Nintendo, seja familiar para muitos jogadores, hoje os três jogos são considerados grandes Clássicos Cult e dois protagonistas da série, Ness (Earthbound/Mother 2) e Lucas (Earthbound 2/Mother 3) são personagens jogáveis na série Super Smash Bros. 

Para poder explicar melhor sobre o que nós podemos aprender com Earthbound, eu gostaria de falar sobre dois tópicos específicos: Aspectos Técnicos e Sociais do jogo.

Aspectos Técnicos

Earthbound, é provavelmente meu jogo favorito de SNES, e os motivos são bem óbvios: Todos os aspectos técnicos que me chamam a atenção em um jogo são muito bem executados neste título:

  • A trilha sonora do jogo é espetacular! Inclusive um dos objetivos do jogo é completar uma melodia, muito linda por sinal.
  • O sistema de combate repete a fórmula da maioria dos RPGs da época, mas inova no sentido que a sua vida não é retirada em sua totalidade quando se recebe um dano, e sim a sua barra de vida vai se esvaziando aos poucos deixando espaço para você tentar realizar ações o mais rápido possível antes que você chegue em seu final trágico.
  • Os personagens jogáveis possuem histórias muito bem construídas e habilidades únicas, tornando a jogabilidade bastante dinâmica e abre inúmeras possibilidades de combos e estratégias.
  • Os NPCs são incríveis, possuem diálogos divertidos, poéticos, trágicos, cômicos, complexos e até mesmo sem sentido algum, tornando o ambiente ao seu redor tão caótico quanto às situações que você irá enfrentar logo mais na frente.
  • Os cenários do jogo são muito bem feitos, são muito diversos porém as transições entre um e outro fazem total sentido, você às vezes precisa se deslocar de ônibus, bicicleta e até mesmo via Monstro do Lago Ness…

Aspectos Sociais

Ok, parece que o jogo é muito divertido de se jogar, mas o que vai me fazer querer continuar jogando ele? Não parece meio cansativo mais um RPG de combate de turnos? 

Primeiramente: NÃO, RPGs de turnos são maravilhosos haha! Porém, nem só de luta se vive um jogo desse estilo, então o que Earthbound te apresenta:

  • Uma história IMPACTANTE, eu não vou dar spoiler aqui, mas toda a história do jogo evolui até chegar bem próximo ao “WTF?” mas o roteiro sabe trabalhar bem todos os nuances estabelecidos nas relações entre personagens jogáveis, NPCs e até mesmo você jogador, sim a sua presença é percebida pelo jogo…
  • Os problemas que permeiam a nossa sociedade estão presentes desde o início do jogo, os impactos do capitalismo nas famílias, abuso de autoridade, corrupção, desigualdade social, uso de drogas, racismo… O jogo ataca todas essas questões, algumas com mais sutileza, e outras de maneira até meio agressiva, deixando o jogador desconfortável por presenciar algo tão REAL em um mundo de fantasia.
  • O arquétipo de “protagonista silencioso” não é novidade, principalmente para a Nintendo que já emplacou grandes nomes como Link e Chrono, porém Ness tem uma diferença bastante sutil no seu comportamento quieto. Ele é um pré-adolescente que convive com dilemas muito presentes, tais como um pai ausente, uma mãe cansada de esperar dias melhores, poderes inexplicáveis que surgem dele e um isolamento social fora do seu núcleo familiar.
  • Os combates, possuem narração, não apenas os números, isso é um fator crucial de imersão no game, até mesmo diálogos surgem durante alguns combates específicos, esse pequeno detalhe coloca os amantes de RPGs eletrônicos e os “de papel” juntos em uma experiência muito semelhante.
  • E por fim, a tão bem trabalhada Jornada do Herói. Os protagonistas da série Earthbound possuem jornadas tão ricas, experiências de autodescoberta, confiança, questionamentos e até mesmo derrotas, os jogos não tem medo de punir nem jogador, nem personagens, um vínculo muito forte é criado entre aquele que joga e aquilo que é jogado.

Ok, ok… Fiquei aqui apenas falando sobre o quanto eu acho o jogo maravilhoso, mas o foco era mostrar o que podemos aprender com o jogo, certo? 

Sim, Earthbound pode ensinar muitas pessoas, de muitas formas e para muitos propósitos. Para você que trabalha/quer trabalhar com jogos, você sabia que Earthbound não foi um sucesso tão estrondoso no seu tempo? Chegou inclusive a passar por boicotes silenciosos que culminaram em um total desprezo por um remake e uma introdução tardia do jogo na sua versão original para a plataforma Switch. 

O que mantém Earthbound vivo somos nós, jogadores apaixonados que apresentamos o jogo para novas pessoas, que criamos comunidades e até traduzimos os jogos para que novos públicos tenham acesso à eles, o ciclo de vida de um jogo depende de inúmeros fatores, assim como toda obra de arte, os jogos envelhecem, viram história.. 

São ultrapassados mercadologicamente por outros e às vezes atropelados por uma enxurrada de títulos com gráficos impecáveis, combates frenéticos e narrativas inovadoras, mas isso não é ruim, certo?

Para você que joga e se apaixona por histórias, Earthbound te ensina muito sobre ética, moral, convívio, autoconhecimento e, principalmente, o que é importante para nós e até onde nós iríamos para proteger aquilo que nós amamos?

E pra você que nunca jogou, o que Earthbound pode te ensinar? Eu não sei! Corre e vai jogar e me conta o que você acha!

SOBRE NÓS

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Desde 2014, a GamePlan é o destino para desenvolvedores, publicadoras, empreendedores e empresas da indústria de jogos que estejam atrás de Desenvolvimento de Jogos (serious games, co-desenvolvimento internacional, e jogos autorais), Gamificação, Desenvolvimento de Ecossistemas.

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