Mercado para Desenvolvedores de Games

Outras 05 Dicas Profissionais de Negócios e Marketing para Desenvolvedores de Games

Depois do sucesso do post anterior com 5 dicas de Marketing e Mercado para Desenvolvedores de Games, eu resolvi escrever mais 05 dicas para ajudar você que é novo nesse mercado e/ou não sabe muito bem por qual caminho seguir.

1 – Seja flexível

Nós vivemos em uma indústria que está constantemente se movendo. Isso pode ser um tanto óbvio, mas nós não prestamos atenção o suficiente porque sempre estamos tão ocupados.

Novas tendências aparecem a todo o tempo, já que o comportamento de usuário nos cohorts podem mudar rapidamente. Fortnite, Free Fire, o que mais vem por aí? Apenas para ser claro, meu ponto principal aqui é – se você for pego desprevenido durante o seu projeto, não descarte-o.

Pense nas possibilidades, tendências e não fique com medo de pivotar se necessário. Não siga hypes, mas siga tendências claras.

02 – Não dê um passo maior que a perna.

Qual o tamanho da sua equipe? Você é um exército de apenas uma pessoa? Qual o tamanho do seu orçamento? Planeje o projeto de acordo – desenvolvimento de games não é poker (mesmo que o orçamento não seja um problema – seu sortudo!), então nunca vá de all-in. Faça projetos que você possa TERMINAR. Mais: Se possível, tente ter um plano B, C e todas as letras que você conseguir, para que o objetivo seja manter o seu estúdio sustentável e não apenas uma iniciativa tudo ou nada.

03 – Investimento não é uma commodity

Pela minha experiência, é uma sensação esmagadora olhar para ferramentas de matchmaking (onipresente em todos os eventos, aparentemente – e isso é ótimo) e ver a quantidade surreal de estúdios procurando por investidores para  seus jogos. É como se existisse um número infindável de pessoas prontas para gastar dinheiro e todos esses jogos sendo bons o suficiente para fazer alguém jogar dinheiro na cara dos desenvolvedores. Honestamente, isso NÃO vai acontecer. Investidores estão olhando para projetos com o menor risco possível e com o ROI mais rápido possível.

Apesar de termos exemplos de relacionamentos maravilhosos e resultados entre estúdios e investidores seed ou de capital de investimentos, esse é de longe o relacionamento mais difícil de construir. Meu conselho para você é buscar alternativas – Subsídios do governo, subsídios de plataforma, como você conseguirá atingir uma grande visibilidade através de um sólido plano de negócios e um ótimo protótipo. Consiga lidar com tudo isso e aí, talvez, você será visto por um investidor sólido e construir um experiência incrível a partir daí.

04 – Seja Visto

Isso não diz respeito a local, local, local. Isso depende inteiramente da visibilidade e engajamento. Se você tem um jogo incrível, você está 50% pronto. os outros 50% é fazer as pessoas descobrirem que você existe. Mídias sociais são apenas a ponta do Iceberg. Você precisa ir além. Campanhas, cohorts, estar nos lugares certos e na hora certa, construir uma comunidade. Meu conselho: Converse com um especialista. Assim você terá apenas um jogo – criar os melhores jogos de todos. Deixe os caras do marketing fazer a mágica deles por você (e claro, confie neles.)

05 – Peça ajuda

E por fim, continuando o tópico 04, deixe-me reforçar uma coisa – faça o que você faz melhor. Se você tiver a oportunidade, peça sempre ajuda. Mentores, associação, iniciativas públicas e privadas, IGDA… Tudo isso existe para te ajudar. Criar jogos incríveis já é uma tarefa dificílima por si só – e isso é uma coisa a qual você manda bem. Para todo o resto, considere contratar relatórios, agências e demais experts. Isso sai caro? Pode até sair – mas eu asseguro a você que esses ativos também estão disponíveis a preços que indies podem pagar. Construa um ecossistema dedicado e seguro ao seu redor, para que você construa não apenas experiências significativas, mas para que você também receba reconhecimento monetário delas.           

Espero que essas dicas tenham te ajudado na hora de fazer o seu planejamento ou estudo sobre o seu produto. E não se esqueça de ver mais publicações aqui no #GamePlanCompass para traçar um caminho de sucesso.

Imagem de Mudassar Iqbal por Pixabay

Picture of André Faure

André Faure

Conselheiro da Abragames, tem 23 anos dedicados ao mercado de games em empresas como Microsoft, Tectoy, RealNetworks e Aeria Games. É considerado um dos principais especialistas do mercado.

SOBRE NÓS

original.png

Desde 2014, a GamePlan é o destino para desenvolvedores, publicadoras, empreendedores e empresas da indústria de jogos que estejam atrás de Desenvolvimento de Jogos (serious games, co-desenvolvimento internacional, e jogos autorais), Gamificação, Desenvolvimento de Ecossistemas.

Aqui, no Compass, nós compartilhamos de forma descontraída nossos pensamentos e experiências a respeito da indústria e do mercado.

CATEGORIAS

GAMEPLAN TOUR

Venha papear com a gente nos eventos relacionados à indústria a seguir e vamos falar de jogos! 

7 a 10 de Julho
Big Festival