Qual formação necessária para trabalhar com Business Intelligence

Qual formação necessária para trabalhar com Business Intelligence (BI)?

Muita gente tem essa dúvida em relação à vaga de Business Intelligence: “Eu preciso ser estatístico/Trabalhar com TI/Ser matemático/Ser o Escolhido para trabalhar com Business Intelligence?”

A resposta pra isso é um grande NÃO!

Apesar de Business Intelligence ser uma área bastante técnica, ela não é tão restrita a ponto de exigir um determinado diploma para exercê-la, MAS, PORÉM, CONTUDO, ENTRETANTO, TODAVIA, essa é uma área sim que requer alguns conhecimentos técnicos imprescindíveis, que comentarei a seguir.

Já foi comentado em posts anteriores alguns conhecimentos importantes necessários na vida profissional de todo analista de Business Intelligence, mas vamos deixar aqui uma listinha básica do que você vai ser cobrado para atuar como analista de Business Intelligence em games, uma área em franco crescimento, diga-se de passagem!

Nada mais justo que começarmos com a área mais geral da área que todo analista deve ter e eu considero a mais importante:

  • BOA COMUNICAÇÃO: Sim, uma boa comunicação é necessária em toda e qualquer profissão, porém, para Business Intelligence ela é mais que imprescindível, ela deve nortear a nossa vida! E, nao… Boa comunicação não quer dizer que basta utilizar palavras como obséquio e congruência, pelo contrário! Em nossos relatórios e dashboards temos que utilizar uma linguagem eficiente e que seja o suficiente para o cliente compreender aquilo que queremos passar com os dados que coletamos e analisamos.
  • PENSAMENTO CRÍTICO: Óbvio, né? Nossa carreira existe para servir como apoio às mais diferentes tomadas de decisão nos mais diferentes níveis, então ter pensamento crítico é essencial para todos os profissionais da área de Business Intelligence, uma vez que não só devemos julgar quais dados e informações serão necessários em nossos relatórios como devemos também ser capazes de analisá-los e processá-los de forma que faça sentido para aquela tomada de decisão em particular.
  • ÉTICA: Os dados crus não são modificáveis, mas a interpretação destes números sim. PELO AMOR DE TUDO QUE É SAGRADO E PROFANO, resista a todo ímpeto de modificar dados para satisfazer uma narrativa que possa ser melhor vista pelo seu cliente. Trabalhe sempre com dados verdadeiros e com aquilo que eles realmente querem dizer.
  • TRABALHO EM EQUIPE: A pessoa responsável por Business Intelligence em games tem que possuir boas qualidades de trabalho em equipe, já que ela precisará da ajuda de todos os seus colegas das mais diferentes áreas assim como esses colegas irão precisar também das suas habilidades.

Mas e para trabalhar com Games?

Estamos só começando e já temos tudo isso como habilidades que forjam um bom profissional de Business Intelligence  no mercado de games! E sim, é muito, mas agora nós chegamos na parte mais saborosa deste artigo, vamos para as habilidades específicas da área!

  • CONHECIMENTOS SOBRE DATA WAREHOUSE: Se você já leu o artigo anterior de Business Intelligence aqui no Compass, você já tá profissa em saber o que é um Data Lake e já sabe o que é um Data Warehouse e sim, ter domínio sobre essas coisas é essencial no nosso dia-a-dia!
  • FERRAMENTAS DE BI: Se você tem acompanhado nossos posts sobre Business Intelligence aqui do Compass, certamente já viu algumas ferramentas da área por aqui, como o Hadoop, por exemplo. Ter conhecimento sobre essas ferramentas (Open Refine, Tableau, Power BI, entre infinitas outras) é essencial para que você trabalhe com uma análise extremamente refinada, facilitando o seu trabalho e melhorando muito o resultado dele.
  • OLAP: Não… Não é Olaf e ele certamente não gosta de abraços quentinhos. OLAP vem de On-line Analytical Processing e é um software que ajuda E MUITO o processamento, organização e acesso aos dados coletados pelo Business Intelligence. Quer saber mais como funciona o OLAP? Acompanhe a gente pelo Compass, quem sabe um dos próximos artigos é exatamente sobre isso? Hehe
  • CRIAR DASHBOARDS/RELATÓRIOS: Claro, enquanto a maioria do nosso trabalho como analista de Business Intelligence é ciência, a parte de criar Dashboards e Relatórios é a nossa arte. Talvez não consigamos vendê-la na praia quando essa pandemia de covid-19 passar, mas é nesta parte em que nossa criatividade brilha e a dificuldade de equilibrar o que é realmente importante dos nossos dados coletados surge. Para criarmos bons relatórios e dashboards devemos não só compreender a fundo aquilo que é o foco do nosso estudo no momento, mas também devemos compreender profundamente o nosso cliente e suas demandas e expectativas. 

E é isso! Aqui estão algumas das habilidades que eu gostaria de mostrar que certamente te ajudarão a ter um jumpstart na carreira de Business Intelligence no mercado de games!

Por ser uma área em constante evolução, esta lista está em constante mudança também. É claro que um analista de Business Intelligence precisa de mais habilidades que as comentadas aqui, já que o intuito deste artigo é demonstrar o caminho para iniciar nesta carreira. Gostou e quer saber muito mais sobre esse mundo maluco dos B I? Então segue a gente no compass para mais artigos como esse!

E com essa, eu vou-me indo, até a próxima, meus broders!

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

Picture of José "Quinho" Lisboa

José "Quinho" Lisboa

Quando não está passando pela síndrome do Tetris, está analisando gráficos, dados e números sobre o mercado de games... Antigamente para xingar muito no twitter, agora para atuar profissionalmente.

SOBRE NÓS

original.png

Desde 2014, a GamePlan é o destino para desenvolvedores, publicadoras, empreendedores e empresas da indústria de jogos que estejam atrás de Desenvolvimento de Jogos (serious games, co-desenvolvimento internacional, e jogos autorais), Gamificação, Desenvolvimento de Ecossistemas.

Aqui, no Compass, nós compartilhamos de forma descontraída nossos pensamentos e experiências a respeito da indústria e do mercado.

CATEGORIAS

GAMEPLAN TOUR

Venha papear com a gente nos eventos relacionados à indústria a seguir e vamos falar de jogos! 

7 a 10 de Julho
Big Festival