share of heart

Share of Heart: O Santo Graal de Qualquer Marca

Você já deve ter ouvido falar sobre diversos KPIs de “share of” até então. Market share, share of wallet, share of pocket, mind share… Mas tem um destes “shares” que precisa ser o objetivo de todos os esforços de marketing já que alcançá-lo deveria ser o maior troféu de qualquer companhia ou carreira.

É claro que estou me referindo ao share of heart, que ocorre quando você tem uma relação empática com a sua fandom tão grande que você ganha parte do “coração” dela, ou, para melhor exemplificar, você super a barreira do raciocínio durante a decisão de compra.

Que exemplos temos de Share of Heart?

Darei aqui dois exemplos meus de share of heart.

Coca-Cola, para mim, sempre foi a primeira e única opção. Eu bebo coca tanto na vitória quanto na tragédia. Se este meu desejo não for controlado de alguma maneira, eu posso tomar uma garrafa tamanho família em um único dia. Eu tento não fazer isso, mas algumas vezes a minha ansiedade simplesmente me nega este controle. Na minha lista de supermercado, a Coca-Cola (e não me venha com a Coca zero, pelo amor!) está sempre no topo. Como eles alcançaram esse nível de ação impensada em mim? Eu devo dizer que não é necessariamente por culpa deles e sim dos meus pais. Explico, quando eu era criança, eu fui apresentado à Coca-Cola como uma bebida normal (com a diferença dela contar aquele adorável, e muito doce, gosto de caramelo-canela). 40 anos depois, aqui estou eu, um fã da marca, da bebida e de tudo o que faz alusão a ela.

Outro grande exemplo é a Nike. Minha infância foi bem espartana – Apesar da minha mãe se esforçar demais para pagar pela melhor educação que alguém poderia ter aqui no Brasil (As escolas públicas daqui infelizmente deixam a desejar, mas isso é outro assunto!), eu não tive o luxo de ter tênis Nike durante essa época, apesar de querer tanto um. Assim que eu juntei dinheiro o suficiente para comprar o meu primeiro tênis Nike, a marca não me deixou na mão. Os tênis são maravilhosos e hoje até meus sapatos mais casuais (sem ser tênis) são da Nike SB. Se eu precisar de qualquer calçado, eles serão sempre Nike e fim de papo.

Então, o que estes exemplos pessoais significam? Ora, significa que alcançar o desejado share of heart para o seu estúdio, marca ou jogo é como acertar um jackpot. Pessoas vão imediatamente se conectar com isso e comprar qualquer coisa que você estiver vendendo.

Se temos exemplos disso na indústria de games? Opa! E como temos: Monument Valley, a franquia FIFA (Pô, eles lançam um jogo novo por ano, exatamente igual ao anterior, e ainda vendem milhões de cópias), qualquer jogo lançado pela Devolver, enfim, a lista continua. Quantas expansões horríveis a Blizzard precisou lançar para WoW antes deles começarem a perder usuários em quantidades significativas? Pois é, isso é puro Share of Heart.

Como tudo nessa vida, share of heart pode sim ser perdido. É o mais caro de todas estas “shares of” então assim que você adquiri-la, trate-a como merece, como se fosse ouro. Dependendo do número de jogadas ruins com a sua fandom, você pode perder uma quantidade preciosa de confiança. Meu conselho: Assim que você começar a ter tração de share of heart, trate a sua comunidade como se eles fossem parte de tudo e qualquer coisa que você esteja fazendo. 

Vá muito além do atendimento ao cliente. Sirva a eles e não espere que eles sirvam a você – Sua fandom literalmente vai comprar qualquer coisa que você lançar, então a responsabilidade e pressão em cima dos seus ombros é tremenda. Esse é um momento importante onde usar afirmações como “Isso vai ficar pronto apenas quando ficar pronto” farão com que as pessoas não reclamem em relação à demora do lançamento de um produto. Eu realmente espero que você chegue lá – Não desista, continua sempre.

Picture of André Faure

André Faure

Conselheiro da Abragames, tem 23 anos dedicados ao mercado de games em empresas como Microsoft, Tectoy, RealNetworks e Aeria Games. É considerado um dos principais especialistas do mercado.

SOBRE NÓS

original.png

Desde 2014, a GamePlan é o destino para desenvolvedores, publicadoras, empreendedores e empresas da indústria de jogos que estejam atrás de Desenvolvimento de Jogos (serious games, co-desenvolvimento internacional, e jogos autorais), Gamificação, Desenvolvimento de Ecossistemas.

Aqui, no Compass, nós compartilhamos de forma descontraída nossos pensamentos e experiências a respeito da indústria e do mercado.

CATEGORIAS

GAMEPLAN TOUR

Venha papear com a gente nos eventos relacionados à indústria a seguir e vamos falar de jogos! 

7 a 10 de Julho
Big Festival